Almanaque Ruth Rocha
Ruth Rocha

Um almanaque moderno, um livro que tem um pouco de tudo que o leitor gosta: histórias, brincadeiras, jogos, piadas, adivinhas, datas e comemorações, curiosidades e experiências científicas, canções, poemas, provérbios... E tudo ilustrado por um batalhão de artistas que, com muito jogo de cores e de formas, fazem parceria com Ruth Rocha na arte de cantar e encantar a criança que cada um tem dentro de si.


1. Possibilidades Pedagógicas

- Oferecer ao leitor em processo de formação um livro com "textos do mundo: não se formam bons leitores solicitando aos alunos que leiam apenas durante as atividades na sala de aula, apenas no livro didático, apenas porque o professor pede. Eis a primeira e talvez a mais importante estratégia didática para a prática de leitura: o trabalho com a diversidade textual. Sem ela pode-se até ensinar a ler, mas certamente não se formarão leitores competentes." PCN Língua Portuguesa. Brasília, MEC/SEF, 1997, p. 55.

- Despertar o prazer que a autonomia da escolha proporciona ao leitor: o quê, quanto, como, em que ritmo, em que seqüência ler.

- Possibilitar que o leitor conheça, recorde, aprenda, desfrute o conhecimento e a arte de muitas gerações.

- Exercitar a capacidade de estabelecer relações de significado entre textos, entre linguagens, entre diferentes povos e culturas, entre ciência e crença, entre artes e artistas...

- Estimular a criança a estabelecer relações temporais pelo exercício de relacionar fatos, informações e criações em espaços delimitados pelos marcadores de tempo: das fases da lua aos signos do zodíaco, dos meses às estações do ano, das datas comemorativas às festas significativas...

 

2. Abordagens Interdisciplinares

Língua Portuguesa
- Formas do gênero do narrar: o conto popular, o conto maravilhoso, a fábula, a piada. 
- T
ipos de texto: prosa - narrativas, textos informativos, verbetes, definições - e verso (poema com versos e estrofes, parlendas).

História
- A importância e a natureza dos registros históricos (p. 45). 
- O calendário como uma (em seqüência) das marcas do tempo (meses do ano).

Matemática
- História dos números (p. 58/59).

Arte
- Quase todas as artes estão contempladas: desde a arte de ilustrar, com o estilo de 15 nomes da ilustração brasileira, até as sugestões de leitura de livros e de autores do mundo todo, há relações estabelecidas com:
    
- música, canções, MPB, música clássica etc;
     - teatro: peças e atores famosos;
     - cinema; 
     - pinturas.

Ciências
-
 Experiências e descobertas científicas. Ex. p. 98: O ar.